A importância do ensino da língua inglesa no ensino fundamental
Eulaia Pereira de Souza
e
Daniel Batista da Silva
A escolha do tema desse artigo deu-se devido o nosso interesse ao ensino da língua inglesa.
“Quem não conhece línguas estrangeiras não sabe de sua própria língua”. Goethe
I-Introdução
Na atualidade, o homem contemporâneo sente a necessidade de buscar novos conhecimentos não só onde vive, mas tenta expandir seus horizontes procurando novas culturas e formas diferentes de pensar de outros povos. Com a tecnologia em constante avanço, podemos dizer que ela é indispensável hoje, ainda mais quando trata- se de buscar novos estudos.
Com a expansão dos meios de comunicação, vemos a necessidade de aprender novas línguas para acompanharmos todos esses desenvolvimentos culturais e tecnológicos. Com o domínio econômico e tecnológico dos Estados unidos, a língua inglesa tem sido reconhecida como o idioma mundial, tendo em vista que a maioria dos produtos eletrônicos, as pesquisas relacionadas à área da saúde e o meio de comunicação mais moderna e rápida da atualidade
(a internet) basicamente a utilizam na sua comunicação.
Mas para que isso aconteça com total segurança, à aplicação da disciplina tem que ser iniciada na base do estudo do indivíduo, fazendo com que ele crie intimidade desde cedo, com o idioma do qual ele será instruído, da mesma forma que quando aprendemos nossa língua materna. Sendo assim, o ensino da língua estrangeira (inglês) indispensável para a formação de um indivíduo, dando-lhe conhecimentos gerais que ira auxiliar-lo posteriormente a efetuar estudos mais complexos ou encaminhar-se para o mercado de trabalho.
*Palavras- chaves: Ensino de língua inglesa, docente, Parâmetros Curriculares Nacional
II-A importância do conhecimento da língua inglesa
Devido ao avanço da tecnologia, surgiu com ela a necessidade do individuo crescer e desenvolver-se junto à mesma. Poder perceber o valor educacional que há em aprender outras línguas na escola. A educação deve preocupar-se em formar cidadãos capacitados e preocupados em participar de uma sociedade melhor, consciente de seus direitos e deveres e preparados para acompanhar as transformações do mercado de trabalho e do mundo.
Segundo Almeida filho (2002),
para implantar o método comunicativo autentico é imprescindível que o professor não apenas “comunicativize” o que já pratica (mudando por fora para ficar igual por dentro) mas que adote uma postura profissional de busca e reconstrução critica para poder explicar porque ensina da maneira como ensina e porque os alunos aprendem com aprendem.
(Brasil, 1998, p.57) reafirma que:
Podemos encontrar no PCN-LE parâmetros curriculares nacionais de língua estrangeira
que os princípios pedagógicos possuem a base de desenvolvimento de uma metodologia de ensino que envolve “como ensinar determinados conteúdos pelo uso de diferentes procedimentos metodológicos” onde as percepções modernas de aprendizagem de língua estrangeira foram principalmente por três visões de linguagem: A behaviorista, a cognitivista e a sócio-interacional.
A visão behaviorista, a aprendizagem era uma pedagogia corretiva. Esta concepção entende a mente do aluno como “uma pedra de diamante, que necessita ser lapidada, e aberta para o encontro de uma nova língua”
Já a visão cognitivista “desloca-se o foco do ensino para o aluno e para as estratégias que ele utiliza na construção de sua aprendizagem da língua estrangeira”. Nesta visão os erros passam a ser considerados como “evidencia de que aprendizagem esta sendo desenvolvida”, e são considerados como parte do processo de aprendizagem.
Podemos perceber através desta visão cognitiva que existem diferentes estilos individuais à aprendizagem que as pessoas possuem, pois nem todos os alunos aprendem da mesma forma. Por outro lado, a visão sócio-interacionista trabalha a compreensão de que a aprendizagem é “uma forma de estar no mundo social com alguém, em um contexto histórico cultural e institucional”. Sua metodologia a interação “como forma de construção de conhecimento assim desenvolve atividades que integram entre aluno professor, aluno e material didático”. Em que a visão interacionalista dá origem ao método comunicativo de ensino da língua estrangeira.
III- Como o ensino da língua estrangeira vem acontecendo nas escolas nacionais
Atualmente, o ensino da língua inglesa vem sendo muito “fraco” em ralação as escolas municipais, estaduais e particulares. Tendo assim, um baixo nível de aprendizado da língua estrangeira. O motivo pelo qual isso vem ocorrendo é muitas vezes por haver muitos profissionais formados em outras áreas que estão atuando em sala de ensino da língua inglesa, enquanto deveria estar atuando o docente formado em Letras com habilitação em inglês.
Além da carência de docentes com formação adequada, também existe a dificuldade em se obter materiais didáticos, que de fato, incentivem o ensino das línguas estrangeiras o qual quando se tem, o custo os torna Inacessíveis á grande parte dos estudantes. Por muitas vezes serem materiais importados, dependendo de oscilações das moedas estrangeiras e da ganância de algumas editoras que os trazem para vender em nosso país.
Onde a língua predominante em um currículo é o “inglês”, reduziu muito o interesse pela aprendizagem de outras línguas estrangeiras e até mesmo conseqüentemente à dificuldade em se obter formação de professores de outros idiomas. Mesmo quando a escola tinha o interesse de incluir a oferta de outra língua estrangeira, esbarrava na dificuldade de não contar com profissionais qualificados.
A precisão em se ter o conhecimento de uma língua estrangeira no currículo, leva muitos pais a ter consciência da base fraca no ensino da língua estrangeira que o filho obteve durante o período de ensino escolar. Tendo assim a atitude de levá-lo a aprender línguas estrangeiras em escolas de instituições particulares de idiomas. Nesta onde se ensina especificamente a língua pretendida com mais dedicação gerando assim um melhor aprendizado para o discente.
Por experiência própria como aluno da rede pública, muito de nós vitimas do pouco incentivo da instituição de ensino, comentam que a matéria lecionada “língua estrangeira” não é reprovativa. Isso mostra o quão é a falta de estimulo dada ao professor em dar enfoque ao ensino da mesma e também o deslocamento de profissionais não qualificados a tutorar o material comentado acima. Outro fator que contribui para a disseminação é a falta de material didático, que leva ainda mais dificuldade ao mesmo em passar os conhecimentos e abordagens dadas durante o aprendizado e por muitos deles, serem importados possuem um custo altíssimo, estando sujeitos a variações da moeda. Cabe ao professor saber como aplicar o conhecimento do idioma em sala de aula para que possa despertar o interesse do aluno na disciplina. Um dos métodos que devem ser utilizados são os métodos comunicativos.
“Os métodos comunicativos incentivam o aluno a ‘expressar aquilo que deseja, ou precisa, ressaltando também as técnicas interativas, como trabalhos em pares, ou pequenos grupos trabalhando, muitas vezes simultaneamente em sala de aula’.” (Almeida Filho, 2002, p.37)
O professor deve apresentar a matéria de forma interessante e significativa para cada faixa etária, podendo utiliza-se de jogos, músicas, vídeos entre outros que ajudarão na fixação da matéria. Quando o idioma é apresentado com diversão, as crianças passam a ser estimuladas e desenvolvem uma ótima capacidade de concentração.
“Conseqüentemente, Caberá ao professor dar uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem cabendo a ele desenvolver novas praticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado.” (NUNES, 2004, ONLINE)
IV- Conclusão
O aprendizado de uma língua estrangeira além de proporcionar ao aluno uma aprendizagem para sua vida pessoal como um meio de comunicar-se, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e conhecer um pouco do mundo que nos cerca, obtendo assim uma capacidade maior de observação.
O interesse do aluno por uma língua estrangeira, por exemplo, a inglesa pode gerar futuramente curiosidade em aprender outros idiomas e até mesmo o interesse para que possa lecionar qualquer uma delas, gerando assim, uma serie de novos profissionais do ramo da lingüística.
Torna-se imprescindível o aprendizado de outras línguas devido a globalização e a expansão dos mercados internacionais, fazendo com que o homem que não se atualiza no ramo da lingüística, torne-se uma pessoa incapaz de lidar com os vários avanços que o mercado de trabalho impõe a cada dia aos trabalhadores, não só ligados a essa área profissional, mas para o uso pessoal como aparelhos domésticos, automóveis, microcomputadores, que a maioria desses produtos usam línguas estrangeiras nos seus manuais de instruções para o seu manuseio.
Deve-se também levar em conta, que a aula dada durante o período do ensino fundamental proporcionará ao aluno o primeiro passo de aprendizagem que o ajudará a ampliar conhecimentos dos quais deverá obter ao escolher sua futura profissão que ira seguir.
Não podemos esquecer este ponto, em que o ensino fundamental nas escolas públicas, estaduais e particulares ainda deixa muito a desejar na questão da educação da disciplina de línguas estrangeiras, devido a falta de profissionais qualificados dos quais não atualizam seus conhecimentos e tornam o ensino do discente incompatível com a evolução educacional comparados com as dos países desenvolvidos.
V- Referencia Bibliográficas
RIGO. Rosangela, A Importância do ensino da lingua inglesa no ensino fundamental
webartigos.com Publicado em 16/01/2008
CHAGURI, J. P. A Importância do Ensino da Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino. Fundamental. In: O DESAFIO DAS LETRAS, 2., 2005, Rolândia, Anais
Competência comunicativa de professores de língua inglesa do ensino fundamental
Artigo publicado em pdf na internet
www.unir-roo.br/mostra/arquivos/2007/1192493285.pdf
Eulaia Pereira de Souza
e
Daniel Batista da Silva
A escolha do tema desse artigo deu-se devido o nosso interesse ao ensino da língua inglesa.
“Quem não conhece línguas estrangeiras não sabe de sua própria língua”. Goethe
I-Introdução
Na atualidade, o homem contemporâneo sente a necessidade de buscar novos conhecimentos não só onde vive, mas tenta expandir seus horizontes procurando novas culturas e formas diferentes de pensar de outros povos. Com a tecnologia em constante avanço, podemos dizer que ela é indispensável hoje, ainda mais quando trata- se de buscar novos estudos.
Com a expansão dos meios de comunicação, vemos a necessidade de aprender novas línguas para acompanharmos todos esses desenvolvimentos culturais e tecnológicos. Com o domínio econômico e tecnológico dos Estados unidos, a língua inglesa tem sido reconhecida como o idioma mundial, tendo em vista que a maioria dos produtos eletrônicos, as pesquisas relacionadas à área da saúde e o meio de comunicação mais moderna e rápida da atualidade
(a internet) basicamente a utilizam na sua comunicação.
Mas para que isso aconteça com total segurança, à aplicação da disciplina tem que ser iniciada na base do estudo do indivíduo, fazendo com que ele crie intimidade desde cedo, com o idioma do qual ele será instruído, da mesma forma que quando aprendemos nossa língua materna. Sendo assim, o ensino da língua estrangeira (inglês) indispensável para a formação de um indivíduo, dando-lhe conhecimentos gerais que ira auxiliar-lo posteriormente a efetuar estudos mais complexos ou encaminhar-se para o mercado de trabalho.
*Palavras- chaves: Ensino de língua inglesa, docente, Parâmetros Curriculares Nacional
II-A importância do conhecimento da língua inglesa
Devido ao avanço da tecnologia, surgiu com ela a necessidade do individuo crescer e desenvolver-se junto à mesma. Poder perceber o valor educacional que há em aprender outras línguas na escola. A educação deve preocupar-se em formar cidadãos capacitados e preocupados em participar de uma sociedade melhor, consciente de seus direitos e deveres e preparados para acompanhar as transformações do mercado de trabalho e do mundo.
Segundo Almeida filho (2002),
para implantar o método comunicativo autentico é imprescindível que o professor não apenas “comunicativize” o que já pratica (mudando por fora para ficar igual por dentro) mas que adote uma postura profissional de busca e reconstrução critica para poder explicar porque ensina da maneira como ensina e porque os alunos aprendem com aprendem.
(Brasil, 1998, p.57) reafirma que:
Podemos encontrar no PCN-LE parâmetros curriculares nacionais de língua estrangeira
que os princípios pedagógicos possuem a base de desenvolvimento de uma metodologia de ensino que envolve “como ensinar determinados conteúdos pelo uso de diferentes procedimentos metodológicos” onde as percepções modernas de aprendizagem de língua estrangeira foram principalmente por três visões de linguagem: A behaviorista, a cognitivista e a sócio-interacional.
A visão behaviorista, a aprendizagem era uma pedagogia corretiva. Esta concepção entende a mente do aluno como “uma pedra de diamante, que necessita ser lapidada, e aberta para o encontro de uma nova língua”
Já a visão cognitivista “desloca-se o foco do ensino para o aluno e para as estratégias que ele utiliza na construção de sua aprendizagem da língua estrangeira”. Nesta visão os erros passam a ser considerados como “evidencia de que aprendizagem esta sendo desenvolvida”, e são considerados como parte do processo de aprendizagem.
Podemos perceber através desta visão cognitiva que existem diferentes estilos individuais à aprendizagem que as pessoas possuem, pois nem todos os alunos aprendem da mesma forma. Por outro lado, a visão sócio-interacionista trabalha a compreensão de que a aprendizagem é “uma forma de estar no mundo social com alguém, em um contexto histórico cultural e institucional”. Sua metodologia a interação “como forma de construção de conhecimento assim desenvolve atividades que integram entre aluno professor, aluno e material didático”. Em que a visão interacionalista dá origem ao método comunicativo de ensino da língua estrangeira.
III- Como o ensino da língua estrangeira vem acontecendo nas escolas nacionais
Atualmente, o ensino da língua inglesa vem sendo muito “fraco” em ralação as escolas municipais, estaduais e particulares. Tendo assim, um baixo nível de aprendizado da língua estrangeira. O motivo pelo qual isso vem ocorrendo é muitas vezes por haver muitos profissionais formados em outras áreas que estão atuando em sala de ensino da língua inglesa, enquanto deveria estar atuando o docente formado em Letras com habilitação em inglês.
Além da carência de docentes com formação adequada, também existe a dificuldade em se obter materiais didáticos, que de fato, incentivem o ensino das línguas estrangeiras o qual quando se tem, o custo os torna Inacessíveis á grande parte dos estudantes. Por muitas vezes serem materiais importados, dependendo de oscilações das moedas estrangeiras e da ganância de algumas editoras que os trazem para vender em nosso país.
Onde a língua predominante em um currículo é o “inglês”, reduziu muito o interesse pela aprendizagem de outras línguas estrangeiras e até mesmo conseqüentemente à dificuldade em se obter formação de professores de outros idiomas. Mesmo quando a escola tinha o interesse de incluir a oferta de outra língua estrangeira, esbarrava na dificuldade de não contar com profissionais qualificados.
A precisão em se ter o conhecimento de uma língua estrangeira no currículo, leva muitos pais a ter consciência da base fraca no ensino da língua estrangeira que o filho obteve durante o período de ensino escolar. Tendo assim a atitude de levá-lo a aprender línguas estrangeiras em escolas de instituições particulares de idiomas. Nesta onde se ensina especificamente a língua pretendida com mais dedicação gerando assim um melhor aprendizado para o discente.
Por experiência própria como aluno da rede pública, muito de nós vitimas do pouco incentivo da instituição de ensino, comentam que a matéria lecionada “língua estrangeira” não é reprovativa. Isso mostra o quão é a falta de estimulo dada ao professor em dar enfoque ao ensino da mesma e também o deslocamento de profissionais não qualificados a tutorar o material comentado acima. Outro fator que contribui para a disseminação é a falta de material didático, que leva ainda mais dificuldade ao mesmo em passar os conhecimentos e abordagens dadas durante o aprendizado e por muitos deles, serem importados possuem um custo altíssimo, estando sujeitos a variações da moeda. Cabe ao professor saber como aplicar o conhecimento do idioma em sala de aula para que possa despertar o interesse do aluno na disciplina. Um dos métodos que devem ser utilizados são os métodos comunicativos.
“Os métodos comunicativos incentivam o aluno a ‘expressar aquilo que deseja, ou precisa, ressaltando também as técnicas interativas, como trabalhos em pares, ou pequenos grupos trabalhando, muitas vezes simultaneamente em sala de aula’.” (Almeida Filho, 2002, p.37)
O professor deve apresentar a matéria de forma interessante e significativa para cada faixa etária, podendo utiliza-se de jogos, músicas, vídeos entre outros que ajudarão na fixação da matéria. Quando o idioma é apresentado com diversão, as crianças passam a ser estimuladas e desenvolvem uma ótima capacidade de concentração.
“Conseqüentemente, Caberá ao professor dar uma melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem cabendo a ele desenvolver novas praticas didáticas que permitam aos discentes um maior aprendizado.” (NUNES, 2004, ONLINE)
IV- Conclusão
O aprendizado de uma língua estrangeira além de proporcionar ao aluno uma aprendizagem para sua vida pessoal como um meio de comunicar-se, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e conhecer um pouco do mundo que nos cerca, obtendo assim uma capacidade maior de observação.
O interesse do aluno por uma língua estrangeira, por exemplo, a inglesa pode gerar futuramente curiosidade em aprender outros idiomas e até mesmo o interesse para que possa lecionar qualquer uma delas, gerando assim, uma serie de novos profissionais do ramo da lingüística.
Torna-se imprescindível o aprendizado de outras línguas devido a globalização e a expansão dos mercados internacionais, fazendo com que o homem que não se atualiza no ramo da lingüística, torne-se uma pessoa incapaz de lidar com os vários avanços que o mercado de trabalho impõe a cada dia aos trabalhadores, não só ligados a essa área profissional, mas para o uso pessoal como aparelhos domésticos, automóveis, microcomputadores, que a maioria desses produtos usam línguas estrangeiras nos seus manuais de instruções para o seu manuseio.
Deve-se também levar em conta, que a aula dada durante o período do ensino fundamental proporcionará ao aluno o primeiro passo de aprendizagem que o ajudará a ampliar conhecimentos dos quais deverá obter ao escolher sua futura profissão que ira seguir.
Não podemos esquecer este ponto, em que o ensino fundamental nas escolas públicas, estaduais e particulares ainda deixa muito a desejar na questão da educação da disciplina de línguas estrangeiras, devido a falta de profissionais qualificados dos quais não atualizam seus conhecimentos e tornam o ensino do discente incompatível com a evolução educacional comparados com as dos países desenvolvidos.
V- Referencia Bibliográficas
RIGO. Rosangela, A Importância do ensino da lingua inglesa no ensino fundamental
webartigos.com Publicado em 16/01/2008
CHAGURI, J. P. A Importância do Ensino da Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino. Fundamental. In: O DESAFIO DAS LETRAS, 2., 2005, Rolândia, Anais
Competência comunicativa de professores de língua inglesa do ensino fundamental
Artigo publicado em pdf na internet
www.unir-roo.br/mostra/arquivos/2007/1192493285.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário